Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Agricultores familiares têm até 30 de abril para regularizar dívida ativa com União

Os contribuintes podem regularizar seus débitos com descontos de até 70% nas multas e juros.

29/04/2024 às 14h18
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Piauí abriga, aproximadamente, 1.745 agricultores familiares com dívidas ativas junto à União por meio do Crédito Fundiário. Os contribuintes podem regularizar seus débitos com descontos de até 70% nas multas e juros por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), acessando o site do Regularize.

Esta ação possibilita o parcelamento dos débitos em até 145 vezes, e os descontos são determinados de acordo com a capacidade de pagamento do devedor. Isso significa que aqueles com menor capacidade financeira para quitar suas dívidas receberão maiores abatimentos no saldo devedor.

Existem 5 editais de transação tributária com diferentes modalidades de parcelamento, criadas durante o período da pandemia de Covid-19. Estas modalidades incluem: dívidas de pequeno valor, débitos considerados de difícil recuperação ou irrecuperáveis, análise da capacidade de pagamento, inscrições garantidas por seguro garantia ou carta fiança, e microempreendedores individuais.

A diretora do Crédito Fundiário da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Sheila Reis, destaca a importância das agricultoras e agricultores familiares estarem regularizando seus débitos junto à União.

“É de extrema importância porque a partir do momento que o CPF daquele agricultor familiar vai para a dívida ativa da União, ele não tem mais direito a receber políticas públicas implementadas a nível nacional, tendo problemas na aposentadoria rural, auxílio maternidade e o auxílio doença rural. Então, a gente faz essa mobilização para que as famílias renegociem suas dívidas”, destacou a gestora.

Os devedores podem simular o parcelamento de seus débitos e verificar os descontos disponíveis através do site https://www.regularize.pgfn.gov.br/. O serviço Regularize da PGFN analisa a capacidade de pagamento do devedor e negocia o débito, determinando as parcelas e descontos para aqueles interessados em renegociar suas dívidas junto à União.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias