O Piauí receberá um grande impulso para o desenvolvimento do agronegócio com a anúncio de R$ 900 milhões em investimentos do Programa Agroamigo do Banco do Nordeste. O programa, considerado o maior da América Latina em microcrédito rural, tem como objetivo fomentar a produção, a infraestrutura e a inovação no setor, beneficiando diretamente microempreendedores rurais do estado.
O Encontro Regional do Agroamigo, realizado em Teresina, contou com a presença de autoridades e representantes do setor. O presidente do Sistema Faepi Senar-PI, deputado Júlio César, e o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Sílvio Brito, participaram do evento e destacaram a importância do programa para o desenvolvimento do estado.
O deputado Júlio César ressaltou que os recursos do Agroamigo são essenciais para impulsionar o agronegócio do Piauí e colocar o estado na vanguarda da produção agrícola. “Nós e toda a bancada defendemos o banco porque entendemos a sua importância para o desenvolvimento do setor e do Nordeste”, afirmou.
O gerente do Senar Piauí, Sílvio Brito, complementou que a instituição está engajada no programa, oferecendo assistência técnica e gerencial aos microempreendedores rurais. “Estamos aqui para auxiliar os produtores em todas as etapas da produção, desde o planejamento até a comercialização, como também auxiliamos o produtor ao acesso ao crédito”, disse Sílvio.
O encontro contou também com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Renan Filho (Transportes), o vice-governador Themístocles Filho, parlamentares, representantes de instituições, parceiros e produtores.
O Banco do Nordeste entregou a Júlio César um certificado em agradecimento ao trabalho do Senar Piauí em favor da agricultura. “Me sinto honrado em receber esse certificado, com isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade com o setor”, declarou o presidente do Sistema Faepi Senar.
Mín. 22° Máx. 38°