Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Setor Industrial prevê melhorias no ambiente de negócios no Piauí com recentes mudanças nos cartórios de Teresina

A mudança traz excelentes perspectivas, principalmente para o setor da Construção Civil que depende da emissão de uma série de documentos para a construção de imóveis.

03/05/2024 às 10h55 Atualizada em 06/05/2024 às 17h55
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) se reuniu com o novo tabelião titular do Cartório do 5° Ofício, Ilimane Oliveira Fonseca, para falar sobre as recentes mudanças nos cartórios de Teresina, que prevê melhorias no ambiente de negócios no Piauí através da emissão mais rápida de escrituras, como as de compra e venda, doação, hipoteca, entre outros documentos.

Um dos principais motivos para a melhoria da eficiência dos cartórios, apontado pelo tabelião Ilimane Oliveira Fonseca, é a incorporação dos novos tabeliões aprovados em concurso público e que assumem o cargo com a obrigação de apresentar um serviço com mais eficiência e agilidade para a população. 

“Nas principais mudanças que vamos ter estão as escrituras de compra e venda, doação, hipoteca, entre outras, que serão emitidas bem mais rápido. Já os registros de imóveis, como os cartórios estão cada vez mais informatizados e com acervos cada vez mais digitalizados, otimizam, dessa forma, a eficiência e a entrega do resultado para o cliente. Essa tendência começou a partir do mês de março, com os novos tabeliões que assumiram, que são todos concursados, e que agora têm a obrigação de apresentar um serviço com mais eficiência e agilidade para a população”, ressalta Fonseca.

A mudança traz excelentes perspectivas, principalmente para o setor da Construção Civil que depende da emissão de uma série de documentos para a construção de imóveis. O vice-presidente do Ciepi e empresário do ramo de Construção Civil, Andrade Júnior, está otimista com o novo cenário. “Com essa nova leva de tabeliões que estão assumindo os cartórios na cidade de Teresina, eu acredito que vai resolver um grande gargalo. A gente sempre lutou, dentro do Sinduscon e dentro das indústrias do Ciepi, para criar um ambiente de negócio favorável a novos empreendimentos e também à nascença de novos empreendedores. Eu acredito que esses tabeliões, com nova visão, fazendo dos cartórios um negócio e com a mesma energia que nós queremos de empreender, também vão nos colocar em outro patamar de desenvolvimento no estado do Piauí”, destaca Andrade Júnior.

Para Federico Musso, presidente do Ciepi, o avanço na eficiência dos processos dentro dos cartórios traz excelentes melhorias para o setor industrial. “A eficiência dos cartórios melhora os negócios como um todo e o setor industrial não é exceção, pois todo processo industrial, quando precisamos fazer capital de giro, financiamento por investimento, precisamos de registros dos avais. E se isso demora dentro dos cartórios, acaba atrasando financiamento, investimento, e isso é dinheiro que perdemos. Conversando com o Ilimane, ele deixou claro que o setor imobiliário do Piauí funciona muito bem. E se isso já acontece, com o funcionamento fluido dos cartórios, será melhor ainda. Vemos com perspectiva muito boa essas mudanças e esperamos nos próximos meses ver um avanço nessa eficiência dos processos dentro dos cartórios”, conclui Federico Musso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias