Em Roterdã, na Holanda, na 4ª edição do Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, o governador Rafael Fonteles assinou acordos de cooperação com a empresa francesa HDF Energy, com a espanhola H2Greem Global Solutions e com a alemã Som Solar Outdoor Media. Os acordos consistem no desenvolvimento de tecnologias para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Piauí.
O primeiro Memorando de Entendimento (MoU) assinado foi com a francesa HDF Energy. A empresa é referência na indústria do hidrogênio, com experiência em desenvolver infraestruturas de larga escala e tecnologias de células de combustível de grande capacidade em mais de 30 países. Ao todo, a empresa soma cerca de 5 bilhões de euros em valor de projetos em andamento.
O segundo MoU assinado envolve duas empresas: a espanhola H2Greem Global Solutions e a alemã Som Solar Outdoor Media. No acordo, ficou definido que as empresas também irão auxiliar no desenvolvimento de tecnologias para a produção do H2V e energia solar no Piauí.
Os acordos aconteceram durante a 4ª edição do Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, que passou, anteriormente, por Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica). A ideia do evento é reunir empreendedores, investidores e instituições internacionais para que conheçam os diferenciais e potencialidades no Piauí na área de transição energética e produção de Hidrogênio Verde.
Durante o evento, o governador reforçou que o Piauí conta com os dois maiores projetos de Hidrogênio Verde do mundo em Parnaíba, o que coloca o estado como um dos melhores lugares para a produção deste combustível verde.
"O Piauí está cada vez mais atraindo investimentos que vão alterar a realidade do nosso estado e dos piauienses, a partir da transição energética e da industrialização verde. Esses investimentos irão gerar muitos empregos e melhorar a renda e qualidade de vida do nosso povo", disse o governador Rafael Fonteles em suas redes sociais.
Mín. 22° Máx. 38°