Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Escola Seduc de Piripiri realiza I Copa de Foguetes

Objetivo é preparar estudantes para para Mostra Brasileira de Foguetes

16/05/2024 às 17h18
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Ascom Seduc
Foto: Ascom Seduc

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, está realizando a I Copa de Foguetes, projeto criado pela escola com o intuito de preparar os estudantes para Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A participação na Copa é destinada a todas as turmas de Ensino Médio da escola. Cada turma se divide em 3 equipes para lançar foguetes produzidos com garrafas pet e movidos a água pressurizada ou mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, além de outros ingredientes.

De acordo com a diretora do centro de ensino, Inez Araújo, as articulações para o desenvolvimento da I Copa de Foguetes se iniciaram em fevereiro. “Tivemos a elaboração do projeto, pesquisa, divisão das equipes e momentos para abordar, além da teoria, a parte prática. Os professores da área de Ciências da Natureza, são responsáveis pela orientação e organização do projeto, junto aos estudantes. A Copa é uma preparação teórico-prática e seletiva para a MOBFOG".

A culminância do projeto está acontecendo entre os dias 15 e 17 e a escola vai premiar, através de medalhas, as melhores colocações, do 1º ao 5º lugar, e aos demais menções honrosas.

A escola já é destaque na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em 2023 foram obtidas 23 medalhas de ouro na seletiva nacional da MOBFOG, que aconteceu no Rio de Janeiro, e no Piauí, na I Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, promovida pela Seduc, o CETI José Narciso da Rocha Filho foi a escola campeã.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de ações que incentivem a preparação dos estudantes para competições científicas. “É muito importante essa mobilização das escolas para auxiliar os nossos estudantes na preparação para as competições científicas. Podemos citar a 1ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes que foi uma competição promovida pela Seduc com esse mesmo intuito. Nessa competição eles aprendem, de forma lúdica, mais sobre Química, Física, Astronomia e Astronáutica. É isso que temos fortalecido na nossa gestão, o fortalecimento das aprendizagens dos nossos estudantes por meio de competições que são muito saudáveis para a formação cidadã, socioemocional e pedagógica dos nossos jovens”, declarou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias