Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

EuroTier 2024: conheça as novidades da feira líder mundial em pecuária e produção animal

Tradicional evento organizado pela Sociedade Agrícola Alemã será realizado em novembro na cidade de Hanover, na Alemanha, e reunirá expositores de 60 países, incluindo o Brasil.

28/05/2024 às 16h52 Atualizada em 04/06/2024 às 16h32
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A EuroTier 2024, feira líder mundial em pecuária e manejo de animais, deve reunir as últimas tendências do setor entre 12 e 15 de novembro, no Centro de Feiras de Hanover, na Alemanha. Com mais de 2 mil expositores de 60 países já confirmados, o evento é realizado pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e conta com uma programação bastante variada. As atividades englobam a feira com 220 mil m2, divididos em 13 pavilhões cobertos, e cerca de 300 conferências e eventos comerciais que abordarão desde a produção animal como pecuária, avicultura, suinocultura e aquicultura, até tópicos intersetoriais como proteínas alternativas, genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de alojamento e alimentação, Inteligência Artificial (IA) e automação.

De acordo com Sven Häuser, coordenador do programa técnico da EuroTier 2024, as inovações tecnológicas são a solução para os desafios atuais da produção mundial de alimentos e, por isso, receberão uma atenção especial na edição deste ano. “Toda a indústria é altamente inovadora e a digitalização desempenha um papel central, apoiando os agricultores no seu trabalho diário, tanto no alojamento dos animais como no escritório. Sob o tema norteador ‘Inovamos a Pecuária’ (“We innovate animal farming”), toda a indústria apresentará suas soluções para o futuro, oferecendo respostas aos desafios atuais em temas como saúde animal, sustentabilidade, redução de emissões e aumento de eficiência”, explica.

Com expectativa de público de mais de 120 mil visitantes, vindos de 150 países, a EuroTier reunirá as principais novidades nas áreas de genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Também terá abordagens nos setores de tecnologia climática e ambiental, digitalização, tecnologia de ordenha e resfriamento, manejo e remoção de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, bem como serviços para a produção agrícola.

“O portfólio da feira abrange produtos e serviços para toda a cadeia de valor dos alimentos de origem animal. Por isso, cada vez mais tem atraído a atenção dos brasileiros, tanto para visitar ou participar das conferências técnicas quanto para expor suas soluções. Na última edição, em 2022, foram cerca de 500 visitantes brasileiros e a expectativa é que ultrapasse este número nesta edição. Vale lembrar que o Brasil é um dos principais produtores globais de alimentos e o maior exportador de aves do mundo, com uma grande representatividade no mercado internacional de proteína animal”, destaca Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.

Entre os expositores brasileiros já confirmados para a edição deste ano está a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), que levará ao evento uma alternativa sustentável para nutrição animal, a partir do processo de produção de etanol de milho. A participação foi definida após um mapeamento dos mercados prioritários para apresentar o produto brasileiro aos potenciais clientes internacionais, dentro do projeto Unem – ApexBrasil para Promoção das Exportações dos Brazilian Distillers Grains (DDG/DDGS).

“A EuroTier é uma referência mundial por reunir as principais empresas e nomes do setor pecuário para apresentar e debater sobre inovação, produtos e serviços para a criação e manejo de animais domésticos. O objetivo da Unem e de seus associados é apresentar os Brazilian Distillers Grains como alternativa sustentável e de alta qualidade para nutrição animal, trocar experiências e estabelecer uma rede de relacionamentos com os principais players globais”, destaca Andréa Veríssimo, gerente de Relações Internacionais da União Nacional do Etanol de Milho (Unem). “Os Brazilian Distillers Grains são originados durante o processo de produção de etanol de milho ou de cereais. Rico em proteínas e com alta digestibilidade, são utilizados para nutrição animal e aplicados nas cadeias produtivas da pecuária de corte e leiteira, suínos, aves, peixes e animais de companhia”, complementa.

Além de ser a principal plataforma do setor no mundo, o destaque da EuroTier é o elevado número de pavilhões nacionais, o que reforça a importância global do evento. As maiores participações vêm do Canadá, China, Finlândia, França, Irlanda do Norte, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

A grande premiação mundial do Setor - EuroTier Innovation Award
A EuroTier 2024 terá diferentes premiações em reconhecimento às inovações mais notáveis apresentadas no evento. “Um júri internacional de especialistas independentes se reúne meses antes para definir os ganhadores dos grandes prêmios mundiais - EuroTier Innovation Award, o Animal Welfare Award e o DLG-Agrifuture Concept Winner”, explica Brena Bäumle.  

Inteligência Artificial – FarmRobotix
Acompanhando o tema norteador da EuroTier 2024, a DLG apresentará a FarmRobotix, sua nova plataforma de robótica, que alia Inteligência Artificial e automação. Entre as inovações estão uma tecnologia de distribuição automatizada de ração em celeiros de gado e o uso da Inteligência Artificial no monitoramento e na saúde animal em aviários. 

“Na pecuária, muitos processos de trabalho já são parcialmente ou totalmente automatizados. Os exemplos incluem sistemas automáticos de ordenha e limpeza de alojamentos de animais. Espera-se que o recurso robótico ofereça ideias que ajudem a resolver a escassez de trabalhadores agrícolas”, ressalta Sven Häuser.

World Poultry Show
Todas as empresas líderes do setor avícola mundial participarão do World Poultry Show, evento paralelo que faz parte da programação da EuroTier 2024. Realizada a cada quatro anos, a feira é referência no segmento e reconhecida pelas novas tecnologias e pesquisas desenvolvidas com o intuito de otimizar a produção de aves e ovos em todo o mundo. 

Entre os temas abordados estão biossegurança, saúde animal, criação e vendas e marketing para a indústria avícola. “A procura por carne de aves e ovos está aumentando em todo o mundo. O bem-estar animal, a necessidade de reduzir a utilização de antibióticos, bem como as emissões dos aviários são temas adicionais, especialmente entre os produtores dos países da Europa Ocidental”, destaca Sven Häuser.

Inhouse Farming – Feed & Food Show
Uma das novidades desta edição é o espaço B2B para agricultura independente e sistemas agrícolas e alimentares do futuro, o Inhouse Farming – Feed & Food Show, a nova plataforma da DLG para sistemas alimentares independentes como a agricultura indoor, por exemplo. O show oferece informações especializadas, novas tecnologias, inovações e negócios ao longo da cadeia de valor – desde a alimentação animal até a produção de alimentos.

Entre os temas abordados estão a produção de insetos como fonte alternativa de proteína na alimentação animal, o cultivo de algas para a fabricação de ingredientes e alimentos para alimentação humana e animal ou para a produção de organismos aquáticos, como peixes e camarões. 

“Uma das tendências é a agricultura celular como método inovador de produção de alimentos. Produtos de origem animal, como carne, leite e ovos, bem como produtos vegetais, como frutas e vegetais, são produzidos in vitro, ou seja, num reator. Não esquecendo o foco na agricultura vertical para a produção de vegetais como alface, legumes, ração animal fresca e culturas de alto valor, como a cannabis, em condições ambientais controladas”, destaca Sven Häuser.

EnergyDecentral
Ainda dentro da programação da EuroTier 2024, será realizada a EnergyDecentral, tradicional feira que abrange toda a cadeia de valor da produção de energia sustentável: recursos, geração de energia e energia inteligente. O evento líder em geração e fornecimento descentralizado de energia deve reunir as principais tecnologias referentes ao mercado de energias renováveis, com destaque especialmente para a produção de biogás e biometano, a combinação de calor e energia e a utilização de combustíveis sólidos, bem como a energia fotovoltaica e a agrovoltaica (geração de energia solar em terras aráveis).

EuroTier 2024
Data: 12 a 15 de novembro de 2024
Local: Pavilhão de Exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)
Informações e inscrições: https://www.eurotier.com
Informações para expositores brasileiros: [email protected]

EuroTier em números:
- 120 mil visitantes de 150 países
- Mais de 2 mil expositores de 60 países
- 300 conferências e eventos comerciais dentro da programação
- 220 mil m2 de área de exposição, divididos em 13 pavilhões cobertos.

Sobre a DLG
Fundada em 1885, a Sociedade Agrícola Alemã (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft - DLG) é uma organização politicamente independente, sem fins lucrativos, que promove avanços técnicos e científicos nos setores de alimentos e de agropecuária.  Atualmente conta com 31 mil associados e uma rede internacional de cerca de 3.000 especialistas em alimentação e agricultura. Através da sua subsidiária, DLG International, a DLG opera em nove países e também organiza mais de 30 exposições regionais agrícolas e pecuárias em todo o mundo. As principais exposições internacionais da DLG, EuroTier para pecuária e Agritechnica para máquinas agrícolas, que acontecem a cada dois anos em Hanover, Alemanha, proporcionam um impulso internacional para as feiras comerciais locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias