Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Aprovação do Marco Legal do Hidrogênio Verde vai impulsionar investimentos para o Brasil

Outros países do mundo já possuem leis específicas

03/06/2024 às 21h28 Atualizada em 05/06/2024 às 07h38
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mesa Redonda Magna, que sucedeu a abertura oficial da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis - Citer, foi composta pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles,  Bárbara Rubim, vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; Celso Pansera, diretor-presidente da FINEP; Elbia Gannoum, Ceo da ABEEólica; Fernanda Delgado, Ceo da ABIHV; Thiago Barral, representando o Ministério de Minas e Energias; Marcelo Castro, senador do Piauí; e Washington Bonfim, secretário do Planejamento do Governo do Piauí.

Fonteles defende a aprovação urgente da matéria, que tramita no Congresso Nacional, criando a legislação para regular o setor. O governador do Piauí ressaltou a necessidade de acompanhar outros países do mundo, que já estabeleceram suas leis específicas.

“Ficou claro da importância e do tempo mais do que adequado para isso ser aprovado, para alavancar os investimentos ainda maiores aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, no Piauí, na área de renováveis, na área do hidrogênio verde”, declarou Rafael.

Para Rafael Fonteles, o hidrogênio verde é a matriz de transição energética mais viável no mundo, por permitir que vários países se tornem produtores. Ele entende que as condições naturais diferenciadas, dão ao Brasil condições de competir em igualdade com outros países do mundo, que oferecem grandes incentivos para atrair investidores.

“Temos as melhores condições naturais, temos as instituições do meu estado e meu país envolvidas, temos ZPE (Zona de Processamento de Exportações), temos água doce que alguns vizinhos não têm, temos uma legislação que já está no ponto de ser aprovada”, complementou.

Rafael Fonteles defendeu ainda uma articulação dos governadores em apoio à votação e aprovação do marco legal do hidrogênio verde, ainda no primeiro semestre deste ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias