Sexta, 21 de Junho de 2024
23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Internet e telefone são prioridades de pagamento para os brasileiros

O estudo também destacou que o cartão de crédito é a principal conta em atraso.

10/06/2024 às 16h35 Atualizada em 12/06/2024 às 06h58
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil revelou que, para os brasileiros, as contas de internet e telefone são prioridades na hora de pagar as contas. O estudo, conduzido entre os dias 18 e 27 de março deste ano, ouviu pouco mais de 600 consumidores de todas as capitais brasileiras e de diversas classes econômicas, todos com contas em atraso há mais de 3 meses.

De acordo com os resultados, pelo menos 6 em cada 10 consumidores entrevistados afirmaram que as principais prioridades financeiras são as contas de internet e telefone. Além disso, 57% citaram as contas de água e luz, enquanto metade incluiu na lista a TV por assinatura. Por outro lado, apenas 4 em cada 10 pessoas consideraram o cartão de crédito e o plano de saúde como prioridades de pagamento.

O estudo também destacou que o cartão de crédito é a principal conta em atraso, com 16% dos entrevistados admitindo ter faturas pendentes. Em seguida, 12% afirmaram dever contas de água e luz. Outros 10% têm dívidas no cheque especial e o mesmo percentual possui contas de crediário atrasadas. Além disso, 9% estão com pendências relacionadas a empréstimos bancários.

Quando questionados sobre as principais causas da inadimplência, 20% dos entrevistados atribuíram o atraso das contas a imprevistos de saúde, morte, manutenção da casa ou do carro, entre outros fatores. Enquanto isso, 17% relataram que a redução da renda foi o motivo para a situação, e 16% admitiram ter perdido o controle do orçamento.

Esses resultados evidenciam a importância das comunicações e serviços básicos na vida dos brasileiros, mesmo em meio a desafios financeiros, além de destacar os principais fatores que levam à inadimplência no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias