Sexta, 19 de Julho de 2024
21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Programa de Sanidade de Caprinos e Ovinos é instituído no Piauí

Ação realizada através da Sada e Adapi estabelece normas para controle de doenças.

18/06/2024 às 17h01 Atualizada em 20/06/2024 às 09h41
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Adapi
Foto: Adapi

O Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos estabelece normas e procedimentos para prevenção, controle e erradicação das principais doenças que podem afetar os rebanhos de caprinos e ovinos do estado.

“O programa vai melhorar o controle sanitário, a valorização do rebanho e fortalecer a ovinocaprinocultura piauiense, que detém um dos maiores rebanhos do Brasil”, informou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

A iniciativa do Governo do Piauí tem o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, fortalecendo a exportação no comercio local e internacional e possibilitando a instalação de indústrias no estado.

“Com a sanidade em dia,  espera-se a atração de investimentos externos, com a implantação de agroindústrias e o incremento do comércio”, completou Idílio Moura.

Com o programa, serão realizadas ações de fiscalização, inspeção, vigilância em estabelecimentos rurais, aglomeração de animais, fiscalização e controle do trânsito de animais e produtos, assim como a capacitação dos servidores e atividades de educação e comunicação em saúde animal serão reforçadas para técnicos e fiscais da Adapi.

Compete ao setor produtivo e aos criadores o cadastramento das propriedades e rebanhos, comunicação de suspeita de doenças de notificação obrigatória à Adapi, além do transporte e comercialização dos animais somente com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias