Sexta, 19 de Julho de 2024
21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

FAPEPI apoia número recorde de eventos científicos, tecnológicos e de inovação em 2024

Fundação reafirma seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado

03/07/2024 às 20h35 Atualizada em 08/07/2024 às 16h47
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) celebra um marco histórico com o Edital nº 001/2024 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP). Este ano, a Fundação recebeu um número recorde de propostas para o apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, consolidando o compromisso com a popularização da ciência no estado.

Aberto para submissões de 5 de fevereiro a 20 de maio, o Edital contemplou três chamadas e registrou 135 propostas oriundas de diversas instituições de ensino, associações e institutos de pesquisa do Piauí. As solicitações de apoio totalizaram aproximadamente R$ 1,5 milhão, destacando o crescimento significativo em comparação aos anos anteriores.

Das propostas apresentadas, 111 foram contempladas com apoio financeiro, representando um aumento de 58,6% em relação a 2023, quando 70 eventos foram financiados. Em 2024, a FAPEPI destinou R$ 600.000,00 para o financiamento dos eventos, que possuem abrangência local, regional, nacional e internacional, e serão realizados entre março de 2024 e março de 2025 em nove dos doze territórios de desenvolvimento do estado.

Entre as instituições beneficiadas estão a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A última chamada do Edital, realizada este ano, contemplou 60 eventos programados para ocorrer entre 1º de outubro de 2024 e 31 de março de 2025. O alcance territorial e a diversidade das áreas do conhecimento dos eventos apoiados refletem o esforço contínuo da FAPEPI em promover a divulgação e a popularização da produção científica, tecnológica e de inovação no Piauí.

Com este recorde de submissões e eventos apoiados, a FAPEPI reafirma seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, incentivando a integração e a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa, além de fomentar a disseminação do conhecimento para a sociedade.

Com informações da Fapepi

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias