Sexta, 19 de Julho de 2024
21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Seminário discute novidades na apicultura e meliponicultura

O evento é uma oportunidade para que os participantes se atualizem sobre as novidades na produção de mel e outros produtos das abelhas.

04/07/2024 às 11h53
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começou na quinta-feira (04/07) e segue até sábado (06/07) o XVI Seminário de Apicultura e o II Seminário Piauiense de Meliponicultura. O evento acontece no Centro Integrado de Ensino Fundamental – CIEF e tem como tema “Apicultura Orgânica no Piauí: Perspectivas e Desafios”.

O seminário reúne pesquisadores, professores, técnicos, apicultores, meliponicultores e estudantes que durante três dias discutirão os principais assuntos inerentes à apicultura e meliponicultura.  O evento é uma oportunidade para que os participantes se atualizem sobre as novidades na produção de mel e outros produtos das abelhas.

Estão previstas palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, além de uma feira para comercialização de equipamentos e produtos das abelhas. A abertura do VI SPA acontece às 18h, com entrega de homenagens, seguida da palestra “Produção apícola no Piauí: desafios e oportunidades”, apresentada pela fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária, Adriana Chagas Barreto.

A Embrapa Meio-Norte é uma das organizadoras do evento e participa também da programação técnica. No dia 05 de julho, às 14h, o analista da Embrapa Meio-Norte, Marcos Jacob Almeida, participa da mesa redonda Meliponicultura no Piauí, falando sobre Associativmos na meliponicultura. No dia 06 de julho, às 10h, o pesquisador Bruno de Almeida Souza, apresenta o tema Instalação e manejo de meliponários, na mesa redonda Aspectos técnicos na criação de abelhas-sem-ferrão. Na tarde do dia 07 de julho, às 14h, as pesquisadoras Fábia de Mello Pereira e Maria Teresa Lopes ministram a oficina Manejo de colônias na entressafra.

Confira aqui a programação completa do XVI Seminário de Apicultura e o II Seminário Piauiense de Meliponicultura e faça a sua inscrição.

Estão reunidas na realização do evento a Universidade Federal do Piauí, Embrapa Meio-Norte, Federação dos Apicultores do Piauí, Secretaria de Agricultura Familiar do Piauí, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, Codevasf, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí, Prefeitura de Piracuruca, Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Rio Piracuruca e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias