Sexta, 19 de Julho de 2024
21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

LATAM inaugura em Teresina novo terminal de cargas 20% maior

Investimento em parceria com a CCR Aeroportos reduz em 45 minutos o tempo médio de liberação e recepção das cargas aéreas 

05/07/2024 às 13h29 Atualizada em 11/07/2024 às 07h06
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A LATAM Cargo Brasil, afiliada de cargas do grupo LATAM, acaba de inaugurar o seu novo Terminal de Cargas (TECA) no aeroporto de Teresina (PI). Com investimento em parceria com a CCR Aeroportos, a nova estrutura possui mais de 560m² e é 20% maior do que a área anterior. Esse aumento visa otimizar as operações de manuseio, preparação e armazenamento de cargas aéreas que a empresa transporta na capital piauiense, revertendo na redução de 45 minutos o tempo médio de liberação e recepção das cargas.

Segundo Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil, “este novo terminal na região nos possibilita assegurar mais segurança, comodidade e acessibilidade aos nossos clientes. Além disso, o aumento da capacidade de armazenagem da LATAM Cargo em Teresina permite uma maior otimização das nossas operações de manuseio, preparação e armazenamento de cargas, gerando mais negócios e melhor serviço aos nossos clientes.”

Atualmente, a LATAM Cargo responde por 43% do mercado de cargas aéreas de Teresina em voos domésticos, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os transportes, especialmente de fármacos, têxteis, equipamentos eletrônicos e cargas gerais, são realizados nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros da LATAM, que hoje conta com voos diretos de Teresina para Brasília (14 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (12 voos semanais), Fortaleza (7 voos semanais) e São Luís (1 voo semanal).

"Estamos muito felizes com a inauguração do novo terminal de cargas da LATAM Cargo em Teresina. Além de ser um passo significativo para aprimorar a eficiência e a qualidade do serviço oferecido aos clientes, esta nova estrutura cria outras oportunidades para atender à crescente demanda do mercado local e consolida a parceria entre a concessionária e a companhia aérea", afirma Lilian Françoso, Gerente de Cargas da CCR Aeroportos.

Em 2023, a LATAM Cargo inaugurou as rotas cargueiras internacionais Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba. Além disso, ampliou de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020, em plena pandemia de Covid-19.

Já em abril de 2024, a afiliada de cargas do grupo LATAM duplicou sua capacidade na capital paraense com a inauguração da rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus. A empresa também ampliou de 6 para 9 voos semanais suas operações cargueiras para Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, um aumento de 30% na capacidade em relação ao ano anterior. No mesmo mês, deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, sendo a única companhia aérea a realizar esta rota que facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina e abre portas para o comércio do mundo com o Brasil.

Já em maio deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK¹) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril. Todas essas operações são realizadas por aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F com capacidade para embarcar mais de 50 toneladas por voo.

Além disso, a LATAM Cargo acaba de apresentar ao mercado o seu novo portfólio de produtos para voos domésticos no País. Com quatro novos serviços e a possibilidade de combinação com cuidados específicos, a companhia passa a oferecer a partir de agora mais opções e uma melhor experiência aos seus clientes que precisam transportar mercadorias dentro do País de acordo com suas necessidades.

Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM Brasil, a LATAM Cargo voa atualmente para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM contam com uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.

ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias