Sexta, 19 de Julho de 2024
21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Praia e férias: cuidados com a pele e saúde dos olhos no período de descanso

Especialistas alertam para os principais riscos provocados pela exposição excessiva e inadequada neste período

08/07/2024 às 16h47 Atualizada em 11/07/2024 às 11h21
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O período de férias é sinônimo de descanso e diversão. Nesta época do ano, em que o termômetro já começa a subir mais em Teresina, muitas pessoas decidem ir à praia para curtir com a família e amigos. O alerta, contudo, é para os importantes cuidados com a saúde da pele e também ocular, já que a exposição prolongada, e sem proteção adequada, pode provocar problemas. Por isso, especialistas na área da dermatologia e oftalmologia trazem orientações para que este momento seja tranquilo, sem problemas de saúde e fique na memória como boas lembranças.

Segundo Fernanda Ayres, médica dermatologista do Instituto de Educação Médica (IDOMED), a principal recomendação para quem for à praia é o constante uso do protetor solar. “Para isso, é preciso utilizar o adequado para cada tipo de pele e reaplicar a cada 2 horas. O uso de roupas leves e com proteção solar, chapéus e boa hidratação devem fazer parte deste momento”, pontua. Além disso, com relação às crianças, alerta que é preciso de mais atenção, porque elas “têm a pele mais sensível e costumam brincar mais e durante maior tempo na areia e mar, ficando mais tempo expostas. Dessa maneira, o cuidado de reaplicar o protetor se torna ainda mais importante”. Ela também ressalta que o uso de perfume, por exemplo, pode manchar a pele quando em contato excessivo com raios solares. 

A especialista também traz alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de tratamento ou busca de médico. “Quando sentir ardência, vermelhidão ou mesmo surgimento de bolhas na pele e sintomas como tontura e boca seca podem significar desidratação”, explica. A respeito dos problemas que podem ser provocados, ela compartilha que “de uma forma aguda, pode haver insolação, desidratação, queimaduras e reações foto tóxicas. Já de forma mais crônica, aparecimento de manchas, envelhecimento da pele, câncer de pele e catarata”. 

Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos nas férias

Além dos importantes cuidados com a pele, a saúde dos olhos também merece atenção, sobretudo durante visita à praia. De modo geral, de acordo com João Batista Lopes, médico oftalmologista do IDOMED, para manter uma boa saúde ocular são necessários alguns cuidados na assepsia dos olhos usando, por exemplo, os lubrificantes na presença de irritação por poeira ou sensação de corpo estranho. “Persistindo os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista”, orienta.

Outra medida importante é prevenir os olhos da radiação ultravioleta pelos riscos de lesões que a mesma pode provocar. “Existem no mercado óculos adequados para tal fim, mas precisa ter um selo de garantia UV 400”, frisa o oftalmologista João Batista. O especialista ainda endossa que “devemos estar atentos, pois os acidentes são imprevisíveis”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias