Sábado, 07 de Setembro de 2024
20°C 39°C
Teresina, PI
Publicidade

Adapi lança PTV eletrônica 

Documento garantirá maior rastreabilidade dos nossos produtos.

06/08/2024 às 13h55 Atualizada em 12/08/2024 às 06h22
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A gestão da Sada avança mais um degrau no sistema informatizado da agência, seguindo o caminho da digitalização, alinhado com o plano governamental do governador Rafael Fonteles.

Agora todo processo de certificação fitossanitária que se conclui com emissão da Permissão de Trânsito Vegetal ( é um documento obrigatório para o transporte de vegetais, suas partes e produtos de origem vegetal, com o objetivo de controlar a sanidade e prevenir a disseminação de pragas agrícolas, atestando que o material transportado cumpre as exigências fitossanitárias estabelecidas), mais conhecida pelas suas iniciais PTV, deixará de ser feita manualmente e terá todo o seu controle e emissão eletrônica via sistema próprio, o SIDAPI, assim como o termo de fiscalização e certificado fitossanitário de origem, reduzindo o uso de papel nas atividades de escritório e de campo.

‘Será a primeira vez na história do Piauí que teremos nosso sistema oferecendo serviços relacionados a defesa vegetal. Já estamos bem adiantados com o controle de cadastro de agrotóxicos (revendas e produtos) e damos um salto gigante na qualidade e segurança da fiscalização com a emissão e controle da PTV de forma on-line,” destaca Ozael Valério, gerente de defesa vegetal.

Permissão para trânsito

Cargas de alguns vegetais necessitam de documentação específica para "viajar" pelo Brasil.

No Piauí, a cultura de maior importância e que necessita desse "passaporte" é a banana e a concentração de PTV's emitidas no estado está em Guadalupe, maior produtor da fruta e grande exportador para vários estados.

A PTV é necessária para certificar que a produção no campo e a carga não estão sofrendo ou contaminados com a Sigatoka Negra, que chegou ao Piauí ano passado e o Moko da bananeira, doença que a Adapi tem orgulho de dizer que o estado é livre, com reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Idade da pedra

Hoje, o produtor que participa do Sistema de Mitigação de Risco para a Sigatoka Negra, tem que se dirigir ao escritório da Adapi para emissão manual da PTV exclusivamente pelo fiscal engenheiro Agrônomo, apresentando o CFO (certificado fitossanitário de origem) emitido, também manualmente, pelo engenheiro agrônomo responsável da propriedade.

Revolução informatizada

Com o novo módulo vegetal no sistema Sidapi, o RT habilitado emitirá o CFO no sistema e em seguida emitirá o rascunho da PTV, que será homologada por um fiscal estadual agropecuário engenheiro agrônomo habilitado, de onde ele estiver, e liberada para impressão em poucos minutos após a compensação do pagamento da taxa, que ocorre em até 15 minutos na maioria dos casos, graças à integração com a secretaria de fazenda, dando mais agilidade ao processo e dispensando a ida ao escritório da Adapi.

Terra da banana

O Piauí produz anualmente, segundo o IBGE, aproximadamente 54.000 Toneladas de bananas e a maioria dessa produção é comercializada com os estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Ceará, o que necessita da Permissão de Trânsito Vegetal para circular entre os estados legalmente.

Todo mês são emitidas, manualmente, mais de 120 PTVs pela Adapi.

Mais segurança, rastreabilidade e dinâmica a fiscalização

"A informatização dessa demanda irá dar mais liberdade aos fiscais de irem a campo fiscalizar as doenças da banana como também o vazio sanitário da soja e o comércio de agrotóxicos por exemplo, levando nosso servidor ao principal local de trabalho que é o campo e assegurando que produtos com maior qualidade a população", observou João Rodrigues, diretor geral da Adapi.

A Acipe comemora essa evolução: “É um grande avanço para o nosso estado, atualmente emitimos uma média de 90 CFO/PTV com média de 1.200,00 toneladas por mês, o que vai nos proporcionar maior agilidade, confiabilidade e comodidade para emissão de documentos e realização do serviço, garantido assim um serviço de qualidade ao nosso produtores.”, Cassio Benvido Amaral - gerente executivo da associação.

“Um grande marco pra nossa Defesa vegetal, um grande passo pra nossa agência no processo de certificação fitossanitária garantindo maior controle e eficiência na certificação da produção vegetal em nosso Estado.” Ozael Valério, Gerente de defesa vegetal da Adapi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias