Sábado, 07 de Setembro de 2024
20°C 39°C
Teresina, PI
Publicidade

Hospital realiza atendimento oftalmológico gratuito para 200 pessoas assistidas pela APAE

A ação é fruto de parceria entre o Vilar Hospital de Olhos, Rotary Club e APAE-Teresina

06/08/2024 às 14h01 Atualizada em 12/08/2024 às 06h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alegria e solidariedade foram alguns dos sentimentos compartilhados no último dia 03, na unidade do centro do Vilar Hospital de Olhos, durante a realização de uma ação social com pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE-Teresina) e com o apoio do Rotary Club Teresina Fátima.

Durante a atividade, foram realizados quase 200 atendimentos oftalmológicos em crianças e adultos assistidos pela entidade, bem como para seus pais e responsáveis, conduzidos por profissionais do Vilar e também de outras instituições de saúde de forma completamente gratuita. Além disso, as crianças puderam se divertir com a distribuição de lanches e fotos com super-heróis.

Para a Diretora Geral do hospital, Raquel Vilar, a ação reforça o papel social da instituição, destacando a alegria em receber tantas pessoas para algo que certamente irá gerar muitos benefícios à saúde ocular, em especial das crianças que, de outra forma, teriam muito mais dificuldade em receber um atendimento rápido e de qualidade.

“Cuidar da saúde visual é muito importante, especialmente nas crianças até os 3 anos de idade, quando elas desenvolvem a visão. É com muita alegria que nós hoje estamos realizando essa parceria para cuidar das crianças da nossa comunidade que tanto precisam, e não só delas, mas dos seus acompanhantes também”, apontou.

Cláudia Claudino, presidente da comissão DEI do Rotary, explicou sobre a ação. “Essa foi a primeira ação promovida pela comissão DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão, do Rotary Fátima, em parceria com a APAE de Teresina e o apoio do Vilar, que entrou com toda a logística e profissionais para fazer essa ação”, pontuou. 

Quem também celebra a parceria é a presidente do Rotary Club Teresina Fátima Aldeides Ribeiro Guimarães e oftalmologista Kátia Maria Mendes Andrade, membro da entidade. Para a profissional, a ação só é possível graças ao trabalho conjunto das entidades e dos profissionais, que atuaram de forma voluntária na iniciativa. “Tudo começou com o coração aberto da Cláudia Claudino, que abraçou a causa da APAE e levou até nós do Rotary. Conversando com a Raquel Vilar tivemos o apoio para a realização na clínica e fizemos parcerias com óticas próximas e com companheiras oftalmologistas para realizarem o atendimento voluntário. O Hospital Vilar nos abraçou, dando todo o espaço físico e toda a logística”, destacou Kátia.

A APAE é uma instituição filantrópica que atua na área da assistência social, saúde e educação especializada, além da defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e deficiência múltipla em todo o país. Hoje, a entidade atende por volta de 500 famílias em Teresina, oferecendo um trabalho de tratamento terapêutico para crianças com deficiência.

Para a secretária executiva da entidade, Maria de Fátima Mendes de Abreu, a iniciativa é de grande importância para o auxílio de famílias assistidas pela entidade, em especial aquelas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, e dependem quase que exclusivamente da rede pública de saúde para suas necessidades.

“A ação é muito importante porque a gente está falando de saúde, saúde dos olhos. A maioria das nossas famílias assistidas é usuária do SUS, e algumas também não têm plano de saúde. Então é uma grande oportunidade de elas estarem cuidando de si, cuidando da saúde dos olhos, que é algo fundamental”, afirmou.

Com 37 anos, Antônio é atendido pela APAE desde os seus 02 anos de vida, tendo diagnóstico de autismo e paralisia cerebral e física. Sua mãe, Linda Maria de Souza Vieira, fala sobre a importância do serviço oferecido pela instituição. “Esse atendimento chegou numa boa hora, ele estava necessitando da consulta com o oculista e é muito difícil a espera do SUS. Eu estou muito agradecida, tanto por ele como pra mim. É só gratidão por todo esse tempo que a gente está lá na APAE sendo acolhido”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias