Os investigadores esperam concluir nesta segunda-feira (12) a primeira fase da investigação do acidente com o avião da Voepass que caiu em Vinhedo na última sexta-feira matando 62 pessoas.
De acordo com comunicado da FAB (Força Aérea Brasileira), a próxima fase da investigação é analisar os dados colhidos. Também serão examinadas as condições do voo, como se dava a operação do avião e fatores humanos.
O brigadeiro Marcelo Moreno informou que, após a conclusão desta primeira fase de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima etapa será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.
“Agora, aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo [em Vinhedo], regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade".
Os registros das caixas-pretas foram extraídos na integra pelos técnicos da FAB. existem dois equipamentos. Um grava a comunicação entre os pilotos e outro registra parâmetros de voo como potência dos motores, altitude e velocidade.
O Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo já identificou doze corpos, dos 62 que estavam no voo 2283. A unidade recebeu todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo, dos quais 34 eram homens e 28 mulheres, entre passageiros e tripulantes.
Mín. 20° Máx. 39°