A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na terça (20), a entrega de 200 kits de irrigação para agricultores familiares de 36 municípios do Piauí. A entrega faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, onde foram investidos R$ 498 mil, recursos oriundos de emendas parlamentares da deputada estadual Elisangela Moura.
Segundo a parlamentar, a entrega dos kits de irrigação fortalece o trabalho dos agricultores e agricultoras no Piauí.
“Nós sabemos da importância que esses kits têm para os nossos municípios no estado do Piauí. Precisamos, cada dia mais, trabalhar para fortalecer o campo, para que mais agricultores possam estar inseridos em projetos, produzindo alimentos, alimentos de qualidade e saudáveis, e isso só se faz se realmente eles tiverem a oportunidade e incentivo”, destacou.
Os kits de irrigação entregues são do tipo gotejo em baixa pressão de 500 m². Foram contemplados agricultores familiares dos municípios de Água Branca, Altos, Coivaras, José de Freitas, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Olho d’Água do Piauí, Pau D’Arco, Passagem Franca do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Miguel Alves, Teresina, Batalha, Porto, Barras, Esperantina, Piripiri, Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Arraial, Floriano, Francisco Ayres, Nazaré do Piauí, Pajeú do Piauí, Cristalândia do Piauí, Bom Jesus, São Francisco de Assis do Piauí, Simplício Mendes, Sussuapara, Picos, Valença do Piauí, Francinópolis, Bonfim do Piauí, Luís Correia e Porto Alegre do Piauí.
“Os kits de irrigação são instrumentos extremamente importantes para a agricultura familiar, porque eles permitem a produção controlada de alimentos e também que os agricultores possam ter mais de uma safra, aumentando assim a sua renda. Os beneficiários que receberão os kits participarão de um processo de capacitação dentro das comunidades para que eles possam aprender como instalar o material,” disse a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares.
De acordo com o secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Miguel Alves, Francisco Silva, os kits vão auxiliar na produção de feijão, melancia, arroz, milho, macaxeira, dentre outros,
“Esses kits são de suma importância para o auxílio no campo. Às vezes, eles só precisam desse incentivo, de uma ajuda para fortalecer e melhorar o trabalho", falou.
Mín. 20° Máx. 39°