A vitamina C é um antioxidante poderoso encontrado em abundância na acerola, que ganhou destaque produtivo no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba. Hoje, são 72 produtores, onde 39 deles produzem a acerola. O fruto abastece o mercado interno, mas também vai para outros estados do Brasil, além de ser exportado para os Estados Unidos e países da Europa.
De acordo com dados da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, a produção de acerolas dos produtores locais ultrapassou as 4.213 toneladas em 2023. Hoje, o Perímetro Irrigado possui 2.537 hectares de área irrigada, onde 1.964 hectares estão em plena produção. Deste universo, 350 hectares são utilizados para o plantio de acerola.
A acerola orgânica é produzida e comercializada madura e verde. O fruto maduro é vendido in natura, além do formato de polpa. Já o fruto verde, que é o mais rentável, passa por um processo de esmagamento até virar um pó de vitamina C pura, que é utilizado para medicamentos e cosméticos, inclusive no exterior.
A acerola, que corresponde a 30% de toda a produção do perímetro irrigado, permite a geração de emprego e renda. “Alguns brincam que a gente não produz acerola, e sim vitamina C. Hoje, o nosso grande mercado é a acerola verde para algumas empresas, tanto americanas como da Europa. Temos compradores tanto no Piauí como no Ceará também. É um produto de grande rentabilidade, tanto para o produtor como para o colaborador”, considera José Clarindo Brito, conhecido por "Bebeto", presidente da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos.
Produção em 2023
Acerola: 4.213 toneladas
Banana: 2.332 toneladas
Coco: 2 milhões de unidades
Caju: 218 toneladas
Feijão: 120 toneladas
Goiaba: 107 toneladas
Mandioca: 400 toneladas
Melancia: 4500 toneladas
Leite: 3,2 milhões de litros
Ovo: 1,2 milhões de dúzias
Peixe: 400 toneladas.
Mín. 21° Máx. 40°