O resultado das eleições 2024 mostrou uma direita fragmentada e uma esquerda abatida. O eleitorado está mais pragmatico e menos radical em suas escolhas. No embate direto entre Lula e Bolsonaro, que está inelegível, não houve um vencedor inconteste.
Com poucas vitórias significativas, petistas e bolsonaristas não podem contar vantagem no momento. Os dois maiores líderes políticos do país terminam com mais preocupações do que alegrias o pleito eleitoral. O PL, de Jair Bolsonaro, elegeu 517 prefeitos, 166 a mais que em 2020, e comandará quatro capitais. O PT, de Lula, conquistou 252 cidades, 68 a mais do que em 2020, e ficou com apenas um capital.
Quem está bem na fita são os partidos de Centro, que emergiram das urnas com a força política nos municípios. PSD, MDB, PP e União Brasil vão comandar mais da metade das cidades brasileiras. Ganharam musculatura para negociar apoios em 2026.
Tem início agora um novo jogo de xadrez, já visando as próximas eleições. Não se sabe ao certo se o cenário atual vai se manter para as eleições majoritárias. Mas a julgar pelas tendências, quem quiser vencer nas próximas eleições deve ir além da ideologia.
Ricardo Moura Fé
Mín. 22° Máx. 38°