O Piauí deu mais um importante passo rumo ao reconhecimento internacional como uma área livre de febre aftosa sem vacinação. Na última semana, o estado obteve a aprovação de uma nova etapa de supervisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que avalizou as ações implementadas pelo serviço veterinário estadual.
A auditoria supervisionou a Unidade Central da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o Posto de Vigilância Agropecuária da Tabuleta, em Teresina, e as Unidades Veterinárias dos municípios de Altos e José de Freitas.
Comparando os resultados com a supervisão anterior, realizada em julho, a Adapi saltou de 40% nas medidas do plano de ação para 80%.
Durante a auditoria, os auditores fiscais do Mapa, Airton Leôncio Dutra da Silva, Paula dos Santos Silva Cardoso e Bethyzabel dos Anjos Santos, destacaram a excelência no desempenho técnico da agência piauiense, que não apresentou pendências.
Em janeiro de 2025, um relatório detalhado será enviado, destacando as ações realizadas e o progresso alcançado. Com base nesse relatório, espera-se que, em maio de 2025, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, reconheça o Piauí como uma área livre de febre aftosa sem vacinação. Esse status abrirá portas para que os pecuaristas do estado possam comercializar seus rebanhos no mercado internacional.
Mín. 21° Máx. 30°