Quinta, 16 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Teresina, PI
Publicidade

Piauí mais próximo de alcançar o status internacional de livre de aftosa sem vacinação

A Adapi saltou de 40% nas medidas do plano de ação para 80%. 

16/12/2024 às 16h12 Atualizada em 20/12/2024 às 17h19
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Piauí deu mais um importante passo rumo ao reconhecimento internacional como uma área livre de febre aftosa sem vacinação. Na última semana, o estado obteve a aprovação de uma nova etapa de supervisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que avalizou as ações implementadas pelo serviço veterinário estadual.

A auditoria supervisionou a Unidade Central da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o Posto de Vigilância Agropecuária da Tabuleta, em Teresina, e as Unidades Veterinárias dos municípios de Altos e José de Freitas. 

Comparando os resultados com a supervisão anterior, realizada em julho, a Adapi saltou de 40% nas medidas do plano de ação para 80%. 

Durante a auditoria, os auditores fiscais do Mapa, Airton Leôncio Dutra da Silva, Paula dos Santos Silva Cardoso e Bethyzabel dos Anjos Santos, destacaram a excelência no desempenho técnico da agência piauiense, que não apresentou pendências.

Em janeiro de 2025, um relatório detalhado será enviado, destacando as ações realizadas e o progresso alcançado. Com base nesse relatório, espera-se que, em maio de 2025, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, reconheça o Piauí como uma área livre de febre aftosa sem vacinação. Esse status abrirá portas para que os pecuaristas do estado possam comercializar seus rebanhos no mercado internacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias