Os feriados exercem uma influência significativa na economia do Brasil. Essa influência pode ser positiva ou negativa e cada setor tem uma visão diferente sobre o assunto.
Do lado negativo, há quem defenda a tese de que os feriados geram custos adicionais, reduzem a produção industrial e afetam as vendas no comércio.
O lado bom dos feriados é o estímulo ao consumo em diversos setores como turismo, alimentação e entretenimento.
Quem sofreu com a falta de feriados em 2024, pode ficar tranquilo: 2025 terá nove feriados que cairão em dias úteis próximos aos finais de semana.
Algumas datas são válidas em todo o território nacional, como feriado de Ano Novo, Sexta-feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal.
Mas também, existem as datas com ponto facultativo, entre elas: Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano-Novo.
Teresina conta com dois feriados municipais (Aniversário de Teresina e Dia de Nossa senhora da Imaculada Conceição) e o estado do Piauí tem mais dois feriados (Corpus Christi e Dia do Piauí).
Mín. 21° Máx. 30°