O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, confirmou que a faixa exclusiva para os ônibus do transporte coletivo está liberada para motociclistas e taxistas da cidade.
“A faixa exclusiva do ônibus está liberada a partir de hoje para motocicleta, qualquer que seja ela, para táxi, ocupado ou não. Os aplicativos serão feitos em regulamentação pela Câmara. O sinal vermelho poderá ser cruzado sem ser multado das 23h da noite ao 5h da manhã, por uma questão de segurança, para que as pessoas não sejam assaltadas e naturalmente observando a velocidade. O que nós queremos com essas medidas que não custam dinheiro, é fazer com que mais de 3.000 acidentes que aconteceram esse ano passado, até outubro, e 46 mortes depois de três anos, deixem de existir, e com certeza isso vai ter impacto”, afirmou em entrevista para a imprensa.
"No caso de quem dirige carro, a faixa exclusiva não está liberada. Só se o motorista for fazer uma conversão para a direita. Aí sim ele pode adentrar a faixa no último quarteirão antes de dobrar. E para os motoristas e motociclistas de aplicativo, essa liberação aguarda uma regulamentação para que estes veículos sejam identificados para circular nestes locais”, explica Carlos Daniel, superintendente da Strans.
Alguns cruzamentos passam a ter semáforo piscante a partir das 23h, ou seja, o sinal ficará piscando no amarelo sinalizando que o condutor pode passar sem parar. No entanto, ele deve ter atenção ao atravessar o cruzamento e a parada é obrigatória caso venha outro veículo.
Vale ressaltar que o semáforo piscante não será adotado em vias onde há intensa circulação de veículos durante a noite.
A partir das 21h, será permitido ainda aos condutores estacionarem seus veículos nas ciclofaixas.
Mín. 21° Máx. 30°