Quinta, 16 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Teresina, PI
Publicidade

Tanque do Piauí realiza Seminário Tecnológico da Cultura da fava

Município é a capital piauiense da fava, com 15% da produção total do Estado.

09/01/2025 às 17h54 Atualizada em 13/01/2025 às 10h48
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Piauí é um dos estados do país que se sobressaem quanto à produção da fava, uma leguminosa que se destaca pelo seu sabor suave e amanteigado. Em 2023, último ano calculado pelo IBGE, o Estado produziu 661 toneladas do grão, assumindo a 5ª posição no ranking nacional, que é liderado atualmente pelo Ceará, com 3,5 mil toneladas produzidas.

“Aqui no Estado, tira-se uma média em torno de 500 kg de fava por hectare, e geralmente é cultivada em consórcio com milho, por se tratar de uma planta trepadeira”, informa Eyder Mendes, chefe do setor de disseminação de informações do IBGE, acrescentando que a produção brasileira de fava chega a 10,3 mil toneladas.

E para incentivar ainda mais a produção dessa leguminosa no Estado, foi realizado no município de Tanque do Piauí, a segunda edição do Seminário Tecnológico da Cultura do grão (Seteg) Fava. O evento reuniu agricultores, professores e técnicos agrícolas.

“Essas pesquisas são importantes, por exemplo, para promover a redução do porte da planta, permitindo, assim, uma melhor colheita, tendo em vista que ela costuma subir nas árvores”, destacou Libonato Rocha, diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), que participará do evento.

O município de Tanque do Piauí foi o escolhido para realizar o seminário, por ser considerada a capital piauiense da fava, com 15% da produção total do Estado. Em todo o país, o município fica em 26ª.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias