Logo após a Operação Aldeia Verde deflagrada pelo MPF no Piauí, sobre possível envolvimento de lideranças indígenas, grupos de farsantes têm replicado Fake News, levantando falsos a respeito da índole de lideranças no Piauí.
Uma das vítimas é o Cacique Henrique Manoel do Nascimento, Direitor dos Povos Originários da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da SUIRPO-SASC, que nesta manhã (20) procurou a Delegacia de Crimes Virtuais para realizar um Boletim de Ocorrência quanto ao uso de sua imagem com má fé e tentando-o incriminar na operação da qual não teve nenhuma participação.
Em grupos de whatsapp estão circulando imagens do Cacique Henrique como se estivesse cometido crimes de grilagem e outros, falseamente insinuando que o mesmo foi preso.
"É a segunda vez que grupos envolvem meu nome em fake news, pois o trabalho realizado pela Diretoria dos Povos Originários tem causado avanços e com isso pessoas que não estão na administração pública se utilizam de manobras para sujar minha imagem", explica Cacique Henrique Manoel.
O Cacique ainda esclarece que a sociedade precisa ficar alerta quanto a este tipo de comunicação enganosa, pois interfere diretamente no trabalho e avanço das políticas públicas para os povos indígenas do Piauí.
Mín. 23° Máx. 34°