A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença de distribuição mundial, altamente contagiosa, causada pelo vírus da Influenza tipo A. Pode infectar aves e mamíferos, incluindo o homem e é transmitida através de aerossóis respiratórios, fezes e fluídos corporais, seja diretamente com o contato direto com aves infectadas- vivas ou mortas) ou indiretamente (através do contato com o ambiente, água, alimentos ou objetos contaminados).
As aves doentes podem apresentar sinais como dificuldade de vôo, incoordenação motora, dificuldade de respirar, tremores e letargia.
No Brasil o primeiro foco de IAAP foi diagnosticado em aves silvestres de vida livre no estado do ES em maio de 2023 e desde então foram confirmados 166 focos da doença.
"Ressaltamos que no estado do Piauí nunca houve nenhum caso de influenza aviária, porém, considerando que o litoral piauiense faz parte da rota das aves migratórias e que nesse período de carnaval muitas pessoas aproveitam para viajar para o litoral, nós recomendamos à população em geral que não se aproxime ou toque em aves doentes ou mortas e que ao observar esses casos, notifiquem imediatamente à SADA /ADAPI para que um médico veterinário treinado realize a coleta de amostra e investigação", alertou Cecília Melo, fiscal estadual agropecuário.
A notificação da suspeita ou ocorrência de doenças em aves pode ser realizada presencialmente em uma das unidades de atendimento da SADA/ADAPI ou por diferentes vias de comunicação:
*WhatsApp: (86) 99462-1644
*Site da ADAPI: http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php
*Site do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária - SISBRAVET: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/
Mín. 23° Máx. 34°