A cidade de Piripiri, localizada a 157 km de Teresina, registrou mais de 119 milímetros (mm) de chuva na sexta-feira (28). De acordo com o levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade piauiense teve o maior acumulado do país nas últimas 24 horas.
Outros municípios piauienses também aparecem entre os maiores acumulados de chuva do Brasil, é o caso de Baixa Grande do Ribeiro (42 mm), Canto do Buriti (31 mm), Oeiras (28 mm) e Valença (23 mm). Nas demais cidades que tiveram precipitações o índice ficou abaixo dos 10 mm.
Para o sábado (1), o Inmet manteve os alertas amarelos e laranja de chuvas intensas para quase todo o estado. Na faixa Centro/Norte, os acumulados podem chegar aos 100 mm/dia, enquanto que na região Sul a previsão é de pancadas com volume de até 50 mm/dia.
A climatologista Sara Cardoso comentou que os dias de folia carnavalesca devem ser chuvosos em diversas regiões do Piauí.
“O Inmet apesentou esse boletim de alerta especial, para duas mesorregiões do território piauiense. A primeira delas é o norte, incluindo as microrregiões do litoral piauiense e baixo Parnaíba. No centro-norte, as microrregiões de Teresina e Campo Maior. No alerta, que diz que teremos grande perigo de ocorrências de chuvas intensas, descreve que as chuvas poderão vir com até 60 mm de acumulado hora, até 100 mm de acumulado dia. Os ventos podem ser de até 100 km/h”, disse.
Mín. 23° Máx. 34°