Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 33°C
Teresina, PI
Publicidade

Piauí avança na produção de hidrogênio verde

Estado está na fase final de licenciamento para implantação das primeiras indústrias voltadas à produção dessa matriz energética.

17/03/2025 às 18h31 Atualizada em 19/03/2025 às 17h01
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador Rafael Fonteles destacou, em entrevista para a imprensa, o protagonismo do Piauí no processo de descarbonização por meio do hidrogênio verde. O estado está na fase final de licenciamento para implantação das primeiras indústrias voltadas à produção dessa matriz energética, que será um dos pilares da transição energética global.

A estratégia do governo é aproveitar o vasto potencial do Piauí em fontes renováveis, como energia solar e eólica, para viabilizar projetos inovadores de hidrogênio verde. A iniciativa impulsiona a geração de empregos e fortalece a economia sustentável, alinhando o estado às políticas nacionais e internacionais de redução das emissões de carbono.

“O principal vetor para a descarbonização é o hidrogênio verde, já consagrado no mundo, produzido a partir de energia limpa. O Piauí é destaque global nesse setor, sendo o terceiro maior produtor de energia solar e eólica do Brasil, com uma geração sete vezes maior do que o consumo estadual. Agora, estamos avançando na implementação dessa nova matriz energética. O processo exige uma série de licenciamentos, e já estamos na última etapa”, explicou Fonteles.

Um dos principais investimentos nessa área é o projeto aprovado para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. A empresa Solatio investirá cerca de R$ 27 bilhões na produção de hidrogênio e amônia verdes, com capacidade anual de 3 GW. A expectativa é gerar 2,7 mil empregos diretos e indiretos.

“Agora, precisamos da autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico para a conexão. Só uma dessas indústrias consome mais energia do que todo o Piauí. Isso mostra o potencial do estado para liderar a transição energética”, ressaltou o governador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias