Até a próxima quinta-feira (27), a Embrapa Meio-Norte recebe um grupo do Território Indígena Ianomâmi do estado de Roraima e técnicos para uma capacitação sobre criação de galinhas.
Os visitantes vão assistir palestra com apresentação da Unidade; visitar algumas instalações como Sisteminha, aprisco e meliponário. Em uma roda de conversa, os indígenas poderão compartilhar sua experiência e falar sobre suas expectativas em relação ao curso.
No primeiro dia, os participantes aprenderam sobre aspectos gerais da criação de galinhas: porque criá-las, manejo das aves, tamanho e altura das instalações, alimentação de galinhas soltas e presas e visitar o aviário da Unidade.
A temática do segundo dia do curso será a importância da alimentação das galinhas; fabricação de ração manual e com misturador. O grupo fará visita a um criador de galinhas em Teresina. A sanidade das galinhas, a importância da organização dos criadores e sistemas integrados e coprodutos serão os temas abordados no último dia do curso. O encerramento será com uma roda de conversa sobre dúvidas, ideias e futuro.
De acordo com o técnico agrícola da Embrapa Roraima, Ozélio Izidório Messias, que também é indígena e acompanha o grupo, há uma dificuldade de contato e de trabalho com a etnia Ianomâmi por viverem em uma área onde se chega apenas de avião. Mas, com os problemas causados pelo garimpo (doenças, contaminação dos rios e dificuldade de caçar) houve uma demanda por realizar o trabalho com eles.
Mín. 22° Máx. 33°