Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 33°C
Teresina, PI
Publicidade

Piauí é o segundo maior produtor de castanha de caju do Brasil

Em 2024 a Cocajupi destinou quase 80% da produção para o mercado internacional.

01/04/2025 às 18h11 Atualizada em 07/04/2025 às 08h55
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos produtos mais valiosos da agricultura familiar, a castanha de caju gera emprego e renda para milhares de produtores e faz do Piauí um dos maiores destaques nacionais no setor, chegando a ocupar a segunda posição no ranking dos maiores produtores do Brasil.

O extensionista da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em Picos, Domero Sousa, destaca a importância da organização dos produtores e o papel da Secretaria no fortalecimento das cooperativas. 

“Houve a necessidade dos produtores se organizarem para agregar valor à produção e garantir preços mais justos. A Sada, junto com as cooperativas, promoveu palestras e incentivou a estruturação do setor. Hoje, com a cooperativa beneficiando tanto a castanha como o caju, conseguimos melhorar os preços e atrair mais agricultores para essa atividade”, ressalta.

Além do cultivo, o beneficiamento da castanha é uma etapa essencial do processo. Cooperativas como a Central de Cooperativas dos Cajucultores do estado do Piauí (Cocajupi),  são fundamentais para garantir um produto final de alto padrão. Jocibel Bezerra, presidente da cooperativa, explica que a organização surgiu da necessidade de estruturar melhor a produção e reduzir a dependência dos atravessadores.

“A Cocajupi não só melhorou a produção, mas também investiu no beneficiamento e na geração de trabalho e renda. No ano passado, trabalhamos com aproximadamente 32 toneladas de castanha, sendo quase 80% destinadas ao mercado internacional, dentro da linha Fairtrade. Hoje, somos a única cooperativa certificada no Brasil e seria importante que mais cooperativas se certificassem para fortalecer esse mercado”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias