O deputado estadual Bessah Sá (PP) mostrou preocupação com o decreto de emergência do Governo do Piauí em 127 municípios piauienses por causa da falta de água. No plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar citou uma reportagem veiculada em uma rede de TV do Piauí, onde o prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa, mostra em um vídeo a crise hídrica no município, fazendo um alerta às autoridades sobre a seca e a perda agrícola no município.
O parlamentar acredita que a construção de barragens e adutoras é a melhor saída para o problema da seca verde que atinge 129 municípios piauienses. "O Ceará chove muito menos que o Piauí. Há 40 anos, o Ceará fez o seu dever de casa, procurando todas as gargantas que pudessem acumular água na região para fazer barragem. E aqui no Piauí, mesmo com o potencial hídrico e chuvoso muito maior do que o do Ceará, a gente está em pleno mês de abril e os municípios passando por essa situação”, afirmou
Bessah disse que se tivessem pegado todos os investimentos feitos com carro pipa, daria para ter feito diversas outras barragens e adutoras no Piauí. “Uma adutora para levar água lá do Poço do Marruá até Jaicós, por exemplo”, destacou.
O deputado citou ainda outro exemplo, a barragem de Estreito, na cidade de Francisco Macedo, que poderia levar água até Marcolândia. "E tem muitas outras situações, que se houvesse determinação política, lá atrás, nós não estaríamos passando por essa situação atualmente", completou.
Mín. 22° Máx. 33°