Estaá em processo de implantação no Piauí o projeto Cacau do Cerrado, que prevê a plantação de 20 mil hectares de cacau em diversos municípios piauienses. O projeto trabalha com o plantio de cacau a céu aberto, uma iniciativa que está produzindo resultados positivos nos cerrados baianos.
"Temos no Piauí total viabilidade para isso. Nossa terra e o nosso clima são propícios à produção do cacau e vamos incentivar. Com a previsão de dois anos , já estaremos sendo referência na produção do cacau, transformando a vida daqueles que querem investir neste projeto, possibilitando um acréscimo da renda e da geração de emprego”, disse secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, após reunião com o diretor seccional da Cooperativa Cooper Cacau 1000, para os estados do Piauí e Maranhão, Luiz Alberto Santos da Silva.
“Uma equipe técnica da Sada esteve visitando há duas semanas o nosso centro de mudas em Riachão das Neves, na Bahia, onde puderam conhecer a tecnologia que desenvolvemos do cacau a pleno sol. É uma tecnologia que permite produzir cacau em áreas não tradicionais", garante Luiz Alberto Santos da Silva, da Cooper Cacau.
A expectativa é que no primeiro ano sejam implantados 1.000 hectares de plantação de cacau, sendo 500 em parceria com o Governo do Estado e 500, através da iniciativa privada. O projeto deve gerar 63 mil empregos diretos e 88 mil indiretos, criando oportunidades de trabalho e renda para agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores. A expectativa é que a produção do cacau gere uma receita anual de R$ 12,83 bilhões por ano.
Durante a visita na Bahia, os técnicos puderam acompanhar todo o processo produtivo, desde o plantio até a comercialização, de uma cultura que vem transformando a paisagem agrícola da região. Em pouco mais de seis anos, a área cultivada com cacau a pleno sol no oeste da Bahia já se aproxima de mil hectares, mostrando um potencial crescente de expansão.
Mín. 22° Máx. 34°