Terça, 24 de Junho de 2025
22°C 34°C
Teresina, PI
Publicidade

Descoberta jazida de ouro no sul do Piauí

Área de 1.984 hectares apresenta teor de ouro quatro vezes superior ao considerado excelente

16/05/2025 às 11h03 Atualizada em 19/05/2025 às 16h59
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma jazida de ouro com alto potencial econômico foi descoberta na zona rural do município de Currais, no Sul do Piauí. De acordo com laudos laboratoriais realizados por uma empresa especializada na Bahia, o teor de ouro encontrado nas amostras é de 89,62 ppm (gramas por tonelada), índice considerado extremamente elevado no setor de mineração. O valor é mais de quatro vezes superior ao que é classificado como “excelente teor” para a extração comercial do metal.

A análise geológica indica que a área é composta por formações rochosas vulcânicas e subvulcânicas, frequentemente associadas à presença de minerais como ouro, cobre e prata. Estimativas preliminares apontam para a possibilidade de exploração de milhares de toneladas de minério, o que pode representar um marco para o desenvolvimento da economia local e estadual. Currais pode se transformar em um novo polo de mineração no estado. Atualmente, a economia da região do Vale do Gurgueia é baseada principalmente na agricultura e na pecuária.

A área, que abrange cerca de 1.984 hectares de Cerrado, pertence ao ex-vereador de Bom Jesus, Luiz Rodrigues Filho, que já obteve o alvará de pesquisa emitido pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União e permite o início dos estudos técnicos no local.

Segundo o proprietário, além do ouro, há indícios da presença de outros minerais de interesse comercial, como prata e cobre. O ex-vereador também informou que poderá contar com o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança da área durante a fase de pesquisa, caso necessário.

Embora não sejam frequentes achados desse porte no estado, o Piauí já possui histórico de potencial mineral. Em Gilbués, também no Sul do estado, existe uma jazida estimada em dois milhões de quilates de diamantes. O estado ainda possui reservas de minerais estratégicos, como níquel e cobalto, cada vez mais valorizados pelo setor tecnológico.

A descoberta da jazida confirma os indícios geológicos e reforça o potencial do subsolo piauiense como fonte de riquezas naturais.

Com informações da Revista AZ de Esperantina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias