Terça, 24 de Junho de 2025
22°C 34°C
Teresina, PI
Publicidade

Assembleia Legislativa debate feminicídio em audiência pública

Uma iniciativa das deputadas Elisângela Moura e Gracinha Mão Santa

28/05/2025 às 19h00 Atualizada em 01/06/2025 às 14h35
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Deputada Elisângela Moura e a Deputada Gracinha Mão Santa realizarão uma Audiência Pública para debater o feminícidio no Estado do Piauí, suas causas, impactos sociais e propostas de enfrentamento.

A audiência acontecerá no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, nesta sexta-feira (30), às 09h. Onde serão discutidas e propostas estratégias eficazes de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência, bem como mecanismos de responsabilização e combate à impunidade.

O feminicídio representa a forma mais extrema de violência de gênero, evidenciando uma cultura de discriminação e desigualdade estrutural persistente em nossa sociedade.

Dados alarmantes revelam que, em 2024, o Piauí registrou 36 casos de feminicídio, conforme levantamento da Rede de Observatórios da Segurança. Além disso, entre 2022 e 2025, o estado contabilizou um total de 182 casos, com 56 ocorrências em 2024, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

A cada 100 mulheres vítimas de feminicídio no Piauí, apenas 10 possuíam medida protetiva, e 87,85% das vítimas não haviam registrado boletim de ocorrência antes do crime.

Esses dados evidenciam a necessidade premente de fortalecer as políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres em situação de violência.

Por isso, diante desse cenário alarmante, é imprescindível o diálogo com todos os setores, reunindo representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, forças de segurança, movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos das mulheres, pesquisadores e sociedade civil organizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias