Nesta sexta (13/06), será realizado o lançamento do programa Arroz da Gente no Piauí, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira - IFPI de Teresina. A iniciativa da Conab está beneficiando produtores de arroz de várias regiões do país com investimentos de R$ 17 milhões para crédito agrícola, compra de máquinas e outras necessidades da produção do insumo.
A política foi criada em resposta à alta do arroz no ano passado. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o programa garantirá que 100% da produção do Arroz da Gente seja comprada e distribuída a quem mais precisa, com preço justo.
Edegar Pretto também falou sobre a necessidade de expandir a produção para outros 17 estados: “Mas nós queremos também levar arroz para outros centros mais próximos dos consumidores. Não serão grandes quantidades, mas vamos dar oportunidade para a agricultura familiar ajudar a produzir nesses 17 estados, também produzir arroz, semente certificada pela Embrapa, com crédito, com dignidade e assim nós vamos expandindo para garantir que esse, que é o principal produto na mesa dos brasileiros, nunca falte, ajudando o agricultor, mas garantindo um preço justo para quem consome”.
Agentes de acompanhamento estão sendo treinados para fazer os diagnósticos nos territórios. vão contarão com tablets equipados com um software desenvolvido para o Programa, para registro de informações de campo.
O programa Arroz da Gente foi lançado no Plano Safra da Agricultura Familiar em julho de 2024.
Com informações da Agência Brasil
Mín. 19° Máx. 36°