As fiscalizações da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em estabelecimentos comerciais e depósitos de agrotóxicos seguem intensas na região de Bom Jesus, um dos polos produtivos do agronegócio piauiense. Na ação mais recente, mais de 50 toneladas de produtos vencidos foram interditados. Foram aplicadas notificações a fabricantes e distribuidores.
De acordo com o relatório da USAV foram lavrados sete autos de interdição, totalizando 50.500 kg e 5.094 litros de agrotóxicos e afins, considerados impróprios para uso, em virtude de estarem vencidos. Além disso, foram registrados cinco autos de desinterdição, abrangendo 375 kg e 4.764 litros, após a regularização das pendências.
Como medida preventiva e de segurança ambiental, a unidade notificou oito fabricantes e/ou distribuidores para o recolhimento dos produtos vencidos. Dessas notificações, cinco empresas realizaram a retirada, somando 370 kg e 4.864 litros.
Durante o período, a fiscalização também alcançou 11 estabelecimentos comerciais que atuam no comércio de agrotóxicos. Foram lavrados termos de fiscalização e seis estabelecimentos foram notificados para regularizar o controle de estoque e as condições de infraestrutura de seus depósitos de armazenamento. Destes, três já atenderam às exigências estabelecidas pelos fiscais da Adapi.
Mín. 19° Máx. 36°