Segunda, 14 de Julho de 2025
19°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Porto Piauí fará primeiras exportações de minério de ferro em 2026

Inicialmente, o minério será colocado em embarcações menores, que o transportarão até navios de grande porte em alto-mar

24/06/2025 às 16h27 Atualizada em 26/06/2025 às 16h50
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador Rafael Fonteles afirmou que, até o início de 2026, o Porto Piauí, localizado em Luís Correia, deverá iniciar a exportação de minério de ferro. Ele destacou que a empresa Lion Mining realizou recentemente uma operação-teste, transportando o minério da unidade em Piripiri até o porto, com o objetivo de identificar possíveis problemas logísticos antes do início efetivo das exportações.

Inicialmente, o minério será colocado em embarcações menores, que o transportarão até navios de grande porte em alto-mar. Essa alternativa será utilizada enquanto o calado do porto não é ampliado, o que atualmente impede a atracação de navios maiores.

“Essa operação permitirá viabilizar a exportação de ferro sem a necessidade imediata de um calado de 14 metros. Hoje, o calado varia entre 7 e 9 metros, dependendo da maré”, afirmou o governador.

Ele explicou ainda que uma dragagem será realizada no canal do porto para alcançar 11 metros de profundidade, o que permitirá a atracação de navios com capacidade de até 50 mil toneladas. Em uma fase posterior, o objetivo é atingir os 14 metros de calado, possibilitando a operação com embarcações de até 100 mil toneladas.

Ainda em 2025, segundo Rafael Fonteles, será instalada no Porto Piauí uma indústria para beneficiamento do pescado da comunidade local, agregando valor à produção regional. Além disso, o porto também será utilizado para a descarga de fertilizantes marítimos.

O Porto Piauí foi inaugurado em dezembro de 2023, após um investimento de R$ 110 milhões na primeira etapa das obras. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias