Segunda, 14 de Julho de 2025
19°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Comissão realiza debate sobre litígio em região estratégica na distribuição de energia

Subestação de energia deve ser construída para distribuir produção de Nova Olinda

24/06/2025 às 17h28 Atualizada em 29/06/2025 às 14h19
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Alepi
Foto: Alepi

Nesta terça-feira (24), a Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reuniu representantes das cidades de Brejo do Piauí e Ribeira do Piauí, municípios do sudeste do estado, para dialogarem sobre um litígio que existe há 18 anos.

“É uma área que pertence ao município de Brejo do Piauí, mas em 2007 foi feito um entendimento com alguns municípios e essa área foi adquirida por Ribeira do Piauí sem autorização do município ter feito o acordo entre as partes. Então, estamos questionando hoje o entendimento para poder pegar essa área de volta”, explicou o prefeito de Brejo do Piauí, Fabiano Lira.

Segundo o gestor, a população da região já é atendida por esse município. Na mesma, está prevista a construção de uma subestação que vai fazer a distribuição da energia solar e eólica produzida no território. Destaca-se o Complexo de Energia Solar Nova Olinda, uma das dez maiores do Brasil no setor de energia solar e que fica toda abrigada em Ribeira do Piauí. 

O deputado Dr. Gil Carlos (PT) explica a importância do entendimento a ser feito na CETE: “Essa subestação de energia elétrica será importante para o sistema de energia do Brasil na área de distribuição. Se ela fica de fato em Ribeira do Piauí, se fica em Brejo do Piauí ou em São João do Piauí, é importante fazer o entendimento e que não haja prejuízo para o curso do projeto. A implantação dela é algo que interessa ao Piauí e ao Brasil. Existem vários investimentos de implantação de novas plantas de energia solar e eólica na região que dependem dessa subestação. Portanto, precisamos dar celeridade a esse entendimento”.

Representada pelo procurador do município, Rodrigo Pontes, a Prefeitura de Ribeira do Piauí fez um acordo para que novos estudos sejam feitos, em conjunto com Brejo do Piauí, e uma nova reunião ficou marcada na CETE para a primeira semana de agosto. O presidente da Câmara brejense, Alceno Lima, também participou da negociação.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias